EM 15 de setembro de 2022

Praia, trilhas, lagoas. Como diz o poeta, “jamais a natureza reuniu tanta beleza”. Floripa tem um universo natural que estimula o autocuidado. Tanto é que dos muitos moradores que elegeram a Ilha como casa vieram em busca de qualidade de vida. Natural que isso se reflita principalmente na alimentação.

A exemplo de um movimento mundial, a oferta e procura de alimentos orgânicos vem crescendo por aqui, assim como a busca por alimentos frescos, locais e sem tantos ingredientes de origem animal.

Nesse contexto, um grande incentivador do consumo de orgânico, foi e segue sendo o Mercado São Jorge (Rua Brejauna, 43, Itacorubi).

Surgido em 2013 para ser um entreposto entre pequenos produtores orgânicos e a comunidade, hoje o mercado já conta com uma segunda unidade (R. Bocaiúva, 2186), além de abraçar operações locais que fazem dele um dos mix mais interessantes da cidade.

E a evolução nesse sentido pode ser ainda mais rápida: sancionada pela prefeitura, uma lei deve tornar Florianópolis a primeira cidade brasileira livre de agrotóxicos desde de outubro de 2020. E, ainda bem, já contamos com ótimas opções além do Mercado São Jorge quando o assunto são alimentos frescos e saudáveis, que se aproveitam do melhor que a terra e o mar nos dão ou apostam em cardápios saudáveis, vegetarianos ou veganos deliciosos.

Quer ver?

Botânico Floripa

Misto de restaurante, floricultura e bar de drinks, o Botânico, no Multi Open Shopping, faz os pratos mais bonitos e coloridos da cidade. A ideia é ser saudável, orgânico e sustentável, mas sem perder sabor. Por lá, todo mundo se vê representado: veganos, onívoros, adeptos do low carb e até o pessoal da alimentação raw. Entre os bowls, que sempre variam, peixe branco com arroz negro, feijoada vegana e risoto de beterraba com mirtilo e quero de cabra. O sanduíche de cogumelos com espinafre no pao levain é um dos meus preferido.

De terça a sábado, das 12h às 22h, domingo das 12h30 às 18h.
Multi Open Shopping: Rodovia Dr. Antonio Luiz Moura Gonzaga, 3339 @botanicofloripa

 

Cumbuca

Com um cardápio de produção artesanal, o Cumbuca se destaca no Rio Tavares como um lugar para reunir pessoas e comer comida de verdade. O menu é semanal e é divulgado nos destaques. No momento que esta publicação está sendo escrita, por exemplo, temos Kitchari, hamburguer veg, feijoada veg e tradicional, filé de cavala grelhado e acompanhamentos incríveis.

Nos finais de semana a casa fica ainda mais divertida. Como eles mesmo costumam dizer, eles respiram arte. As atrações musicais encantam tanto quanto a natureza ao redor da casa e às vezes, até mesmo os sagüis passeiam pelo deck do restaurante.

De quarta a domingo, das 9h às 17h. Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 577 @cumbuca__

Saladices

Rede de restaurantes de saladas espalhada pela cidade, o Saladices pode ser uma salvação quando quer uma opção saudável em lugares difíceis como praças de alimentação de shoppings. No estilo bufê, você seleciona vegetais, cereais e proteínas e monta um bowl bem colorido. Há também opções de sucos e sobremesas.

Vários endereços, confirmar em @saladices

 

Disblenda

No Centro de Floripa, o Disblenda tem menu de café da manhã, lanches e almoço e uma cozinha livre de açúcar, glúten e farinhas refinadas. Próximo ao Hippo Supermercados, o lugar é aconchegante e tem ótimo atendimento. Menu de almoço é com entrada, principal e sobremesa. Entre os principais, sempre há opções com carne ou peixe e veganas. Já experimentemos a lasanha de vegetais com molho pomodoro e mix de castanha. Uma delícia! No menu do brunch, tem avocado toast e eggs bennedict.

De segunda a sábado, das 8h às 20h. Rua Ferreira Lima, 107, Centro, Florianópolis.
@disblenda

 

Casa Origem

Primeiro restaurante do país e ter o selo “lixo zero”, o Origem trabalha com alimentação funcional, sem leite e sem ovo. Eles usam o alimento por inteiro, extraindo o máximo de sabor com ingredientes bem brasileiros e uma cozinha baseada em plantas. Hoje em dia, eles estão focados na venda de ultracongelados via delivery, mas pelos stories conseguimos ver o menu de cada dia para ser consumido na casa.

O cardápio muda conforme a sazonalidade, vale conferir também no instagram da Casa Origem saber o que está rolando por lá. De lanche, há o sanduba de cebola caramelizada com bacon vegano, maionese verde e brotos. Para sobremesa, tortinhas funcionais com cara de pé na jaca, de chocolate branco vegano à releitura da banoffe vegana.

De segunda a sexta, das 10h as 16h30. Nos finais de semana, somente eventos fechados.
Rua Dr. Agostinho Sielski, 134A, Santa Monica.
@casa.origem

Kulturas

Vegetariano com comida deliciosa e ótimo custo-benefício, o Kulturas é uma joia escondida na praça de alimentação do edifício comercial Top Tower, no Centro de Floripa.

Por trás do pequeno e disputado espaço, está a simpática e dedicada Iva Cerjan, croata radicada em Floripa e especialista em agricultura orgânica. Bolinho de jaca, burguer de abóbora, feijões e algumas receitas croatas fazem parte do bufê farto de saladas e grãos e com muitas opções veganas – tudo muito bem preparado.

De segunda a sexta, das 11h às 14h30.
Rua Esteves Júnior, 50, praça de alimentação @kulturasrestaurante

Empório sul Floripa

Em termos de pescado, o produto mais comum nos menus da cidade é o salmão congelado proveniente do Chile – infelizmente. Nada contra, mas estando numa Ilha convém valorizar os frutos do nosso mar. Com cultivo próprio de moluscos – ostras, vieiras e mariscos -, o Empório Sul, no Ribeirão da Ilha, serve delícias fresquinhos recém retiradas da água.

Tudo tão saboroso que não precisa de muitos preparos ou temperos. Quem toca a operação é a maricultora e restaurante Rita de Cássia Rodrigues que faz parte da historia da ostreicutura na Ilha.

Vale um papo. Simplicidade, bom atendimento e aquele pôr-do-sol.
Rua Baldicero Filomeno, 8720. @emporiodosulfloripa

Fogão Gastronomia

No Rio Tavares, o Fogão é um dos melhores restaurantes da cidade e serve comida de qualidade, afetiva e com procedência escolhida a dedo. Primordial para o casal de chefs Michael Wiliam e Mayara Packer é servir o que há de mais fresco possível, de preferência utilizando bons ingredientes produzidos em SC. No cardápio de primavera, lula com alcaparra e alho crocante, peixe com arroz negro e shitake empanado no pão com alecrim e cheiro verde servido com sweet chili de physalis e maionese de mostarda. Atendimento ótimo, reserva indispensável.

De terça a sexta, das 12h às 15h no almoço e 19h às 23h no jantar. Sábado das 12h às 16h no almoço e 19h às 23h no jantar. E domingo, do 12h às 16h no almoço. Fica na Servidão dos Artistas, 35, Rio Tavares.
@fogao.gastronomia

Conheça Florianópolis.

Quem chega em Florianópolis sempre se encanta com suas belezas naturais, clima e recepção sempre calorosa dos seus moradores.

Não foi à toa que escolhemos a Ilha da Magia para ser a sede da NaturalChef.