EM 18 de agosto de 2021

Você sabia que sua saúde depende também dos utensílios que você usa para cozinhar?

Alguns utensílios estão ultrapassados e as novas tecnologias nos permitem cozinhar com mais qualidade em todas as etapas do processo.

Dicas para uma cozinha atóxica
Se você ainda usa sua bancada de mármore para cozinhar, pare agora. O mármore possui poros na superfície, podendo acumular bactérias e fungos. As tábuas de madeira, esponjas sintéticas, alguns detergentes e utensílios de plástico também não são boas indicações. Aprenda a ter uma cozinha atóxica!

Elaboramos uma lista com materiais normalmente utilizados e as substituições mais saudáveis para você e para o meio ambiente!

  • Panelas e formas: Substitua por cerâmica, vidro ou aço cirúrgico, pois as panelas de alumínio e teflon podem passar metais tóxicos para os alimentos. Aço inox pode ser uma opção de bom custo benefício, mas evite armazenar alimentos nela para não haver contaminação por níquel.
  • Talheres e colheres para cozinhar: Substitua por silicone, inox ou bambu, pois os utensílios de plástico, na presença de calor ou gordura, passam componentes tóxicos para o alimento.
  • Bancada: A bancada de mármore não faz parte da cozinha atóxica! Ela possui poros em sua superfície, podendo levar ao acúmulo de bactérias e fungos em contato com outros alimentos. Prefira utilizar bancada de corian e inox.
  • Copos e potes: Utensílios de plástico, na presença de calor ou gordura, passam componentes tóxicos para o alimento. Estudos mostram que, mesmo os plásticos livres de BPA podem ser prejudiciais à saúde pela presença dos seus análogos, principalmente para a fertilidade e desenvolvimento infantil. Prefira utilizar copos e recipientes de vidro e/ou cristal.
  • Tábua de corte: A madeira pode não ser uma boa opção para tábua de corte, já que, ao cortar o alimento, a faca também corta a tábua, abrindo fendas que permitem a proliferação bacteriana e fúngica. Além disso, após lavar, a tábua permanece úmida, propiciando ainda mais a proliferação de microrganismos. Prefira tábuas de bambu ou polipropileno (sendo esse o mais adequado para cozinhas industriais).
  • Limpeza: Muitos produtos de limpeza, além de prejudicarem o meio ambiente, apresentam compostos tóxicos à saúde do manipulador. Produtos como detergentes, multiuso e desengordurantes podem funcionar com desreguladores endócrinos. Utilize produtos de limpeza biodegradáveis e o mais livre possível de substâncias químicas.
  • Esponja: As esponjas sintéticas, apesar de serem pouco duráveis na cozinha, demoram muito para se decompor no meio ambiente. Dessa forma, buchas vegetais são uma ótima opção para você utilizar em uma cozinha mais sustentável. Lembre-se de higienizar em água fervente uma vez ao dia. Prefira esponja ou bucha vegetal.

Dicas para uma cozinha atóxica

 

Com essas dicas de cozinha atóxica aqui da NaturalChef você pode iniciar a sua sessão desapego na cozinha da sua casa! Faça a troca gradativa dos utensílios de acordo com a lista acima.

Nos nossos cursos presenciais, os alunos podem colocar em prática o aprendizado nas bancadas e todos os nossos utensílios e materiais estão de acordo com essa lista! Nos cursos online, temos aulas específicas para ajudar a fazer as melhores escolhas. Opte sempre por equipamentos de qualidade, pois lembre-se: de que é a sua saúde e da sua família que importa!