EM 11 de agosto de 2021

Um intestino que funciona adequadamente nos deixa com bom humor, pele bonita e aquela incrível sensação de bem-estar. No entanto, quando a frequência de ir ao banheiro diminui, nosso corpo logo começa a dar sinais de cansaço, imunidade baixa, inchaço e má digestão. Veja 10 dicas de remédios naturais para o intestino:

A constipação é um problema muito conhecido e incômodo que afeta duas vezes mais mulheres do que homens. Quando a dieta está desequilibrada, é comum que haja uma mudança na microbiota intestinal, a população de bactérias boas e ruins do nosso intestino. Essa mudança pode atrapalhar o fluxo dos resíduos e acarretar em um mau funcionamento do corpo.

remedios naturais para o intestinoPrancheta 3

O intestino faz parte do nosso sistema de eliminação, ou seja, ele é responsável pela maior parte da faxina que nosso organismo precisa fazer para nos manter longe de doenças e em equilíbrio.

Imagine uma mesa bem grande. Vá colocando em cima dessa mesa o que você comeu no café da manhã, depois almoço e no jantar. Visualize. Continue colocando na mesa tudo que você comeu durante a semana. Agora pare e observe: você gosta do que vê? Ao lado dessa mesa coloque uma travessa e imagine tudo que seu corpo eliminou durante esse período. A diferença é grande?

O que aconteceu com todo aquele alimento que você ingeriu? Muitos ficam bem impressionados com a diferença e assustados com o que estão ingerindo e não eliminando por estarem constipados. A boa notícia é que esse desconforto pode ser minimizado e até eliminado com mudanças simples na alimentação.

Conheça os 10 remédios naturais para o seu intestino:

1. BEBA ÁGUA

Remédios Naturais para o Intestino

Parece simples, mas muita gente não consegue cumprir a meta básica para um intestino mais saudável. Não existe uma quantidade de água ideal para se beber durante o dia, porém é preciso ficar atento ao seu consumo.

Observar a coloração da urina é uma boa medida; ela deve estar praticamente transparente. Outra observação a ser feita é a frequência com que se elimina a água ingerida; o ideal é uma vez a cada 2-3 horas.

Tente dobrar seu consumo de água essa semana, se você toma 4 copos de água ao dia, experimente passar para 8 copos para reordenar seu intestino. Se você tem dificuldade em aumentar o consumo de água, que tal saborizar com frutas ou especiarias?

2. COMA ALIMENTOS RICOS EM LÍQUIDOS E FIBRAS

As fibras são muito importantes para que os resíduos sólidos sejam expelidos de maneira eficaz do organismo. Folhas verdes, brócolis, cenoura, cereja, pêra e maçã são ótimas fontes de fibra e podem ser facilmente incluídos nas refeições diárias.

Alguns alimentos são conhecidos por conterem mais água, e até melhorarem a circulação, aumentando as chances de um funcionamento adequado do seu intestino. Aipo, abacaxi, beterraba, pepino, melão e melancia, são ótimas sugestões de consumo como frutas inteiras ou em sucos intercalados durante a semana!

3. MEXA-SE

Remédios Naturais para o Intestino

Os exercícios estimulam o peristaltismo, que é a contração e relaxamento dos músculos do abdômen. Esse movimento aumenta o fluxo sanguíneo no intestino, auxiliando na digestão. A regra aqui é movimento! Independente de qual exercício você escolha fazer, lembre-se que o seu corpo precisa estar ativo para o funcionamento adequado de todos os seus músculos e estímulo da função intestinal normal.

4. COMA DUAS MAÇÃS COZIDAS POR DIA

Outra dica para melhorar o funcionamento do intestino e um verdadeiro tratamento natural, é consumir 2 maçãs cozidas por dia ao longo de 10 dias.

Experimente cozinhar as maçãs com uvas passas e canela, formando uma geleia sem açúcar, e consuma antes de deitar. Essa poderosa preparação é rica em pectina e colabora para formação do bolo fecal e aumento do peristaltismo, além de ser uma excelente maneira de reparar uma mucosa intestinal maltratada.

5. COMECE A MANHÃ COM UM SUCO DE VEGETAIS

Remédios Naturais para o Intestino

Inclua o hábito de tomar suco verde todos os dias! Bebendo o suco verde pelo menos 3 vezes na semana, você já pode melhorar muito a saúde do seu intestino.

O suco promove uma poderosa hidratação. Além disso, é rico em minerais e fitonutrientes, principalmente magnésio, um componente especial das folhas verdes. O magnésio ajuda muito o organismo em sua faxina diária.

O baixo consumo do magnésio tem sido associado à aceleração de doenças degenerativas e ao aumento da constipação intestinal. Esse micronutriente é responsável por relaxar o sistema nervoso e aumentar os movimentos intestinais.

Quanto mais variado, melhor!

A regra mais importante é a variabilidade. Nada de consumir o mesmo vegetal todos os dias! Alterne o tipo de folhas ou vegetais e priorize aqueles com baixo teor de açúcar, como pepino, aipo, espinafre, funcho, chicória, rúcula, etc. Suco de frutas opcional, mas, se fizer, prefira sempre as de baixo índice glicêmico.

6. DURMA BEM

Remédios Naturais para o Intestino

Quando dormimos pouco ou não temos uma noite muito tranquila de sono, o nosso corpo não fica cansado só externamente.

Nossos órgãos internos também precisam descansar bem para funcionar de forma saudável. Muitos casos de prisão de ventre estão diretamente ligados às noites mal dormidas. Tenha muita atenção ao seu sono!

7. DESLIGUE E RELAXE

Remédios Naturais para o Intestino

É comum as pessoas encherem suas agendas de afazeres e esquecerem de deixar algumas horas de descanso. Corpo e mente precisam de pausas para que funcionem adequadamente.

Quando perceber que seu corpo está desregulado e não está em bom funcionamento, experimente desligar o computador, celular e dar um tempo. Tomar um banho quente, ler um bom livro, fazer alongamento ou uma meditação ajudam o corpo a se reconectar.

Você pode experimentar as meditações guiadas disponíveis no Youtube – muitas são rápidas e de fácil compreensão, trazendo conforto e bem-estar mental até para quem nunca meditou.

Estimule o cortisol

Outra dica fácil de cumprir é olhar para uma janela ao acordar e olhar fixamente a claridade por 3 minutos, prestando atenção exclusivamente na sua respiração. Essa prática estimula a sinalização do seu hormônio cortisol, conhecido por despertar e ativar o seu organismo.

8. INGIRA CHÁS COM PLANTAS LEVEMENTE LAXATIVAS

Essa deve ser a última alternativa, depois que todas acima forem testadas. Apesar de já se saber que o uso contínuo de laxantes, mesmo que à base de plantas, pode deixar o intestino um pouco preguiçoso, o uso por curto prazo pode ser muito eficiente na eliminação rápida de resíduos para pessoas que possuem constipação crônica.

Ficar com o intestino trancado de 3 a 10 dias pode ser muito mais tóxico do que consumir a dose do bom senso de plantas laxativas, como é o caso da Cascará Sagrada, Sene, Erva-mate e Ameixa Preta.

Embora nas casas de produtos naturais você encontre vários tipos de ervas laxantes, aconselhamos a procurar nutricionista ou médico apto a prescrever fitoterapia. O uso desse tipo de chá deve ser feito com intervalo de 3 dias e em dose adequada, com dia para começar e dia para acabar.

9. INGIRA MAIS ENZIMAS: REMÉDIOS NATURAIS PARA O INTESTINO

Nada de suplemento: coma comida crua! Esse é um dos remédios naturais para o intestino que faz mais diferença. Com a vida moderna que levamos, cheia de alimentos processados, muitas pessoas não consomem mais alimentos íntegros, crus e sem cozimento.
As verduras, frutas frescas e refeições totalmente vegetarianas fornecem o máximo de enzima possível nos alimentos vivos. Se você não é vegetariano, ainda assim pode incluir uma refeição sem carne ao dia para que sua digestão fique mais facilitada.

Aposte nos compensadores dietéticos como potencializadores dos remédios naturais para o intestino

Digerir adequadamente as proteínas que você ingere é essencial ao funcionamento do intestino. Sempre que consumir carnes, associe na refeição uma fatia de abacaxi ou uma fatia de mamão não muito maduros – as enzimas próprias dessas duas frutas contêm função proteolíticas, isto é, que “quebram” as proteínas.

Alimentos germinados, como grãos e leguminosas, também são super bem vindos. Além de conterem mais enzimas digestivas, são ricos em vitaminas do complexo b e fáceis de serem digeridos pelo organismo.

10. INGIRA PROBIÓTICOS E PREBIÓTICOS NATURAIS

Probióticos são bactérias boas que equilibram nossa saúde intestinal e podem ser encontrados tanto em suplementos como em alimentos, como iogurtes, leites fermentados, kefir e alimentos fermentados naturalmente como Kombucha, Kimchi e Chucrute.

Já os Prebióticos, são carboidratos não-digeríveis que estimulam seletivamente a proliferação ou atividade de populações de bactérias desejáveis no nosso intestino, é como se fosse o alimento ideal para elas.

Boas fontes de prebióticos incluem alimentos como a cebola, batata yacon, chicória, alho-poró, aspargos e biomassa de banana verde (muito utilizada na Gastronomia Funcional por sua versatilidade). Sugerimos que você coma pelo menos um desses alimentos por dia!

Se você sofre de constipação intestinal aguda ou crônica, experimente incluir esses novos hábitos no seu dia-a-dia. Lembre-se de que os resultados não são imediatos, por isso a orientação de um profissional capacitado pode lhe ser útil para descobrir as individualidades que levam seu corpo a esse desequilíbrio!

Se você mantiver uma dieta nutritiva e adotar novos hábitos saudáveis, certamente vai perceber uma melhora significativa no funcionamento intestinal. Dicas como essas você encontra em todos os nossos cursos. São diversas opções com aulas presenciais ou online para você aprender a se relacionar melhor com os alimentos e viver com muito mais saúde e bem estar.

Vamos fazer esse teste? Desafio você, que sofre com o problema, a seguir essas dicas por, no mínimo, um mês e me contar os resultados.