EM 12 de novembro de 2021

Toda boa refeição saudável começa com um bom planejamento! Por isso, alguns passos são importantes para que você possa colocar em prática uma organização de refeições semanais e consiga manter sempre uma boa alimentação, sem fugir muito da sua rotina e fazendo melhores escolhas.

cardápio saudável

Para te ajudar a ter uma semana com alimentação mais saudável, a nutricionista da NaturalChef, Larissa Vidal, separou aqui alguns passos simples e muito úteis para que você possa montar o seu cardápio.

1) Organize seu cardápio saudável:

O primeiro passo é organizar as suas refeições em uma tabela, de segunda a sexta. Nessa tabela, coloque as principais refeições do seu dia, ou aquelas que você mais tem dificuldade em organizar.

cardápio saudável

2) Inicie com as proteínas:

É interessante começar o seu planejamento a partir das proteínas, pois são normalmente o destaque do prato, e assim, ficará mais fácil de escolher um acompanhamento que combine perfeitamente. Procure variar nos tipos de proteínas, utilizando proteínas de origem vegetal e de origem animal (caso você consuma). Para facilitar a sua organização, você pode incluir a mesma proteína no seu almoço e jantar, mas procure não consumir a mesma opção por mais de 2 dias seguidos.

3) Escolha o acompanhamento:

Agora que você já escolheu a sua proteína, pense em qual seria o acompanhamento mais interessante para ela! Normalmente, é uma fonte de carboidrato complexo ou integral, como cereais, macarrão e tubérculos. Procure escolher apenas 1, pois dessa forma será mais fácil de você se organizar.

4) Encaixe vegetais:

Os vegetais devem compor cerca de 50% de seu prato, por isso, valorize a sua forma de preparo e os temperos utilizados! Além disso, é importante consumir cerca de 5 porções de diferentes vegetais por dia. Por isso, procure variar entre assar, cozinhar, branquear e até mesmo consumi-los crus, pois dessa forma você terá um aproveitamento mais integral desses alimentos!

5) Encaixe as frutas:

Sim, fruta é sobremesa! O ideal é consumir pelo menos 3 porções de frutas ao dia e, por isso, é uma ótima opção para encaixar após as grandes refeições ou lanches. Ao organizar seu cardápio, já marque os horários e quais tipos de frutas você irá consumir.

6) Vá às compras!

Aqui a dica é procurar a feira ou hortifruti mais perto de sua casa. Lá você encontrará frutas e vegetais em preço mais acessível e de produção local. Normalmente, isso significa uma redução na quantidade total de agrotóxicos e, consequentemente, serão mais saudáveis!

7) Pré-preparo do seu cardápio saudável:

Um pré-preparo bem-feito vale por três! Aqui, a dica é chegar do mercado e organizar tudo: higienize e seque o hortifruti, descasque e já corte em cubos as frutas grandes, faça alguns legumes confit, branqueie e congele outros, rale alguns para salada… quanto mais processos você adiantar aqui, mais fácil será a sua rotina nos dias que se seguirem!

8) Congele!

Há quem diga que o congelador é o melhor amigo da dieta. Afinal, quem nunca foi salvo pelo pote de feijão no congelador? O congelamento é uma ótima dica para quem tem pouco tempo para cozinhar durante a semana! Que tal, no fim de semana, já deixar prontas diversas preparações mais demoradas? Por exemplo: já cozinhe as leguminosas, tempere o peito de frango, asse os tubérculos, faça almôndegas de carne ou quinoa. Dessa forma, você só precisa se preocupar em finalizar seu cardápio saudável com as hortaliças e frutas!

cardápio saudável

Além da organização, a variedade de receitas é super importante para não desanimar. Manter um cardápio saudável durante a semana parece difícil, mas fica muito mais simples com conhecimento! No Clube Online temos mais de 350 receitas saudáveis, sem glúten e sem leite, prontas para serem adicionadas ao seu dia a dia. Ao acessar a plataforma os alunos também tem acesso ao nosso cardápio personalizável e uma lista de compras saudáveis para a semana! Assim, fica muito mais fácil variar nas preparações. Além das 100 vídeo aulas disponíveis imediatamente na plataforma, os alunos do Clube NaturalChef tem acesso garantido a todos os Cursos Livres da Escola! Sempre tem uma novidade acontecendo por aqui pra você atualizar seus conhecimentos e inovar cada vez mais nas receitas!