Se você é empreendedor ou apenas ligado nas mudanças do mundo nos últimos anos, com certeza já percebeu que a tendência de alimentação plant based, ou seja, com ingredientes baseados em origem vegetais, é cada vez maior. Você sabe a diferença entre vegano, vegetariano e flexitarianos?
Seja pela necessidade por conta de intolerâncias ou alergias alimentares, preocupação com o meio ambiente ou pela vontade de provar novos sabores, os produtos e serviços com opções vegetarianas estão ganhando cada vez mais espaço no mercado.
Qual a diferença entre vegetariano, vegano ou flexitariano?
Vegetarianos: Nesse grupo, se encaixam as pessoas que possuem como hábito alimentar não incluir nenhum tipo de carne (bovina, suína, aves, peixes e frutos do mar), podendo haver o consumo de ovos, leites e derivados.
Veganos: Já nesse grupo, a filosofia vai além dos hábitos alimentares, impactando também no estilo de vida. Geralmente esse grupo não consome ou utiliza nenhum tipo de produto ou matéria-prima de origem animal. Além das carnes, ovos, leite e derivados, outros alimentos como, mel, gelatina e corante carmim (E120), não fazem parte da rotina.
Flexitarianos: Os flexitarianos são aqueles que possuem um hábito alimentar baseado na busca ativa e contínua da redução do consumo de produtos de origem animal, sem excluí-los por completo. Também são considerados um grupo de transição ao vegetarianismo.
Por que incluir opções plant based no cardápio?
Oferecer opções veganas ou vegetarianas equilibradas nutricionalmente e saudáveis é uma ótima estratégia para atrair pessoas que estão reduzindo o consumo de carnes. Além disso, você também poderá atender pessoas que possuem algum tipo de alergia alimentar como intolerantes à lactose, alérgicos à proteína do leite ou alérgicos a ovos.
Os pratos veganos, aqueles sem qualquer tipo de ingrediente de origem animal, são a opção mais inclusiva que você pode ter no seu cardápio, pois engloba e agrada os diferentes públicos de forma simultânea.
Qualquer pessoa, até mesmo quem come carne, pode provar e se surpreender com os novos sabores. Que tal caprichar para criar um prato completo nutricionalmente e encantar com o empratamento?
A importância de estar atento a todas as novidades do mundo pode ser essencial para manter e destacar sua empresa no mercado. Se você é empreendedor na área de alimentação saudável e ainda não oferece opções plant based nutricionalmente equilibradas para seus clientes, está deixando de lado uma parte significativa da população que usa os vegetais como base da alimentação.
Engana-se quem pensa que o famoso risotto com cogumelos ou massa ao molho de tomate são suficientes. Opções pobres nutricionalmente são comuns em restaurantes, mas não se destacam e acabam sendo a opção escolhida por serem as únicas disponíveis.
Como se destacar no mercado da alimentação saudável?
Aqui, na NaturalChef, nós incentivamos a saúde através dos alimentos e nossos alunos aplicam os conhecimentos dos cursos com o empreendedorismo consciente e ligado no que há de novo.
Ensinamos pessoas do mundo inteiro a serem protagonistas no desenvolvimento de produtos, serviços e empresas. Como você deve saber, focar em nichos que estão crescendo é fundamental para o sucesso.
Em nossos cursos, mais de 70% das preparações são veganas ou vegetarianas e 100% das receitas usam vegetais como fonte de nutrientes. O importante é incluir cada vez mais pessoas à mesa, possibilitando às pessoas com qualquer tipo de restrição alimentar de provar comidas deliciosas e saudáveis.
Sua empresa consegue atender as necessidades do mercado?
Agora que você entendeu as diferenças entre vegetarianos, veganos e flexitarianos, provavelmente quer saber mais sobre como incluir opções veganas e vegetarianas no seu cardápio e até mesmo como adaptar receitas clássicas. Confira a publicação que conta os detalhes aqui no blog. onde contamos como você pode adequar sua empresa às necessidades do mercado.
Um dos cursos mais procurados por empreendedores que querem se destacar no mercado é o Diploma NaturalChef, uma formação que une nutrição, gastronomia e empreendedorismo. Ele é voltado para nutricionistas, chefs de cozinha, empreendedores do ramo e qualquer pessoa apaixonada pelo universo da culinária saudável.
Todos os nossos preparos nos cursos, além de terem ingredientes vegetais, são também livres de glúten e lactose. Além disso, trabalhamos sem açucares refinados, utilizando sempre alternativas mais saudáveis, com adoçantes naturais, muitos deles extraído de frutas.
O Diploma NaturalChef traz o conhecimento ideal para quem deseja viver mais, comer de forma saudável e aplicar essa filosofia de transformar alimentos em terapia na vida e nos negócios.