EM 24 de fevereiro de 2022

Você já sabe as principais tendências de consumo de 2022? Costumamos dizer aqui na Escola que, depois da pandemia, o mundo definitivamente não será mais o mesmo. Novos costumes se consolidaram e nós mudamos os nossos hábitos de consumo radicalmente para sempre. Agora, podemos perceber que todos estão colocando os planos em ação.

As principais tendências de consumo para 2022

De acordo com a Euromonitor International, veremos consumidores mais humanos, e sentiremos a busca por conteúdo rápido, saúde em primeiro lugar e sustentabilidade em evidência. Algumas coisas já mudaram… damos mais valor ao mundo em que vivemos, estamos desenvolvendo mais criatividade na alocação do nosso tempo, procuramos soluções conscientes para o consumo, com mais saúde e longevidade. 

Para quem ainda não conhece, a Euromonitor Internacional é uma empresa global líder em fornecimento de inteligência para negócios e de análise estratégicas, e todos os anos lança pesquisas com as maiores tendências para o mercado de bens de consumo e serviços. A análise criteriosa nas pesquisas é essencial para empresas de todos os portes, e nos oferece uma visão abrangente para os bens de consumo, consumidores e economias de todo o mundo. 

Veja aqui um resumo do relatório com as principais tendências de consumo, que já começamos a perceber a partir de agora, e algumas recomendações de estratégia para o mercado de trabalho

Sustentabilidade

A sua empresa ainda usa plástico? Antes da COVID-19, reduzir o uso de plásticos já era a principal prioridade dos consumidores. Após o início da pandemia, a saúde e o bem-estar se tornaram o foco dos consumidores, que esperam que as marcas estejam alinhadas com o bem-estar dos colaboradores e ajudem as comunidades locais.

Para os consumidores, as empresas devem estar cada vez mais focadas em fornecer alternativas para melhorar os interesses da sociedade e do planeta, ou seja, que estejamos todos preocupados com as questões ambientais, o propósito e a responsabilidade social. Se você é um empreendedor, vale a reflexão de como você pode ajudar na reconstrução de um mundo de forma mais saudável.

Os consumidores se importam mais com a sustentabilidade no mundo pós pandêmico. As marcas e profissionais que se dedicam a construir um mundo mais verde e mais justo ganham vantagem competitiva e a confiança da sociedade.

 

Nas aulas de empreededorismo da nossa Formação em Gastronomia Funcional, os alunos aprendem os passos para desenvolver a mente empreendedora e a trabalhar com mais sustentabilidade, saúde e responsabilidade ambiental.

Um dos pontos principais nesta tendência é contribuir para a solução da desigualdade social e ajudar a reduzir os danos ambientais. Para reconstruir melhor, segundo a Euromonitor, os consumidores escolherão marcas que ajudem a transformar o mundo em um lugar mais limpo, saudável, resiliente e justo. Devemos desenvolver laços emocionais com os consumidores e proteger os mais vulneráveis.

Otimizando o tempo

Precisamos ser mais criativos com a distribuição do nosso tempo para dar conta de tudo. Para quem atua na área da alimentação saudável, ter mais flexibilidade e opções de produtos e serviços que ofereçam soluções práticas aos clientes é essencial.

A gestão da vida social, familiar e profissional é um desafio e hoje os consumidores podem realizar várias tarefas em casa. Lembre-se que, há poucos anos, a possibilidade de realizar um curso profissionalizante se limitava à localidade da escola que você escolhesse. Hoje, estamos no mundo todo. As prioridades mudaram: queremos mais tempo para atividades pessoais como estudo e lazer, mantendo a mesma qualidade que os cursos presenciais. O tempo do deslocamento será, em breve, visto como tempo perdido, já que podemos viver à distância em praticamente qualquer âmbito da vida.

Como empresas, precisamos ajudar os consumidores a se adaptarem a um novo estilo de vida, 100% online, com serviços disponíveis para serem usufruídos no momento ideal de cada pessoa, de acordo com sua rotina.

Soluções criativas

É inegável que a pandemia reformulou o cotidiano. Já parou pra pensar sobre o quanto a sua vida mudou nos últimos anos? Para estar um passo à frente, tanto no mercado de trabalho como no competitivo mundo dos empreendedores, é preciso assumir o controle e usar a tecnologia para garantir nossos produtos e serviços favoritos.

Mente e corpo em equilíbrio: os consumidores estão buscando atender às suas vontades e buscam alternativas para superar a escassez de suprimentos. As empresas precisam ser criativas para atrair e manter consumidores exigentes. Se faltam insumos na sua empresa, como você os substitui sem perder a qualidade do que oferece aos seus clientes?

Os novos hábitos de compra sugerem que os consumidores selecionam os produtos que consomem de acordo com a localização e otimização do tempo. Sua empresa já faz serviços de delivery? Você já atende suas pacientes de forma online? Quanto mais prática for a compra ou oferta dos seus serviços, melhor.

Teremos idosos digitais

Para quem é das gerações mais jovens, ver os avós ou pais cada vez mais conectados ao mundo virtual será certeiro. Agora, mais familiarizados com a tecnologia, os idosos já fazem compras, estudam e usam serviços pela internet.

Adaptar a experiência digital para atender às necessidades da terceira idade será cada vez mais frequente. Mais de 2 bilhões de pessoas terão mais de 60 anos de 2021 até 2040. Isso significa que a população idosa aumentará 60% nos próximos anos. Além da preocupação com a saúde e longevidade, eles buscam ter uma vida mais simples, ágil e direta. 

Cada vez mais preocupados com a saúde e qualidade de vida, oferecer opções de alimentação saudável para essas pessoas pode ser decisivo para crescer no mercado.

Renovação

Como sociedade, nós mudamos drasticamente em relação a valores, estilo de vida e objetivos. Volte um pouquinho no tempo e pense se há 5 anos você se imaginava como e onde está hoje. Nem sempre a gente acerta essa previsão, pois os anos passam e as nossas necessidades e escolhas também. Cada vez mais precisamos inovar em bens, serviços e experiências. Aliás, segundo a Euromonitor, hoje em dia as pessoas preferem investir em momentos, sabem que podem fazer a diferença no mundo e que as crenças espirituais, assim como as formas como tratamos nosso corpo, fazem diferença no nosso bem-estar

Já se passaram muitos meses desde o início da pandemia e continuamos tendo que nos adaptar de acordo com os desejos e necessidades dos consumidores. Nossos novos estilos de vida buscarão marcas que agregam valor, apoiem o crescimento pessoal e, em geral, a saúde dos indivíduos. E uma coisa é certa, a busca pelo investimento em experiências e momentos marcantes já é uma realidade.

Urbanos rurais

Quanto mais verde, melhor! Nos últimos meses, os consumidores procuraram por mais alternativas verdes no dia a dia. Isso significa que mesmo em meio à correria na vida urbana, as pessoas procuram estar próximas à natureza de alguma forma. 

O desejo por simplicidade e sustentabilidade se tornaram os pontos-chave de consumo entre a população. Nem todos estão dispostos a abandonar a comodidade da vida nas grandes cidades, portanto, a necessidade de espaços verdes e deslocamentos mais práticos para acesso e contato com a natureza é essencial para a escolha de moradia.

As alternativas mais sustentáveis, como cultivo de ervas dentro de casa, se tornaram cada vez mais populares. Nas nossas aulas de Fitogastronomia do Diploma NaturalChef, os alunos aprendem a cultivar suas próprias hortas em casa e a usar plantas na culinária, melhorando os benefícios das receitas funcionais.

Ter a oportunidade de fazer chás, por exemplo, com o hortelã que você mesmo plantou e cuidou traz benefícios não só para o seu bem-estar, como ajuda a extrair o melhor dos compostos bioativos das ervas. Isto apenas exemplifica a vontade da sociedade de estar cada vez mais envolvida com a natureza e que as pessoas escolhem viver e investir na qualidade de vida acima de tudo

Em busca do amor próprio

Inclusão, aceitação e autocuidado. Priorizamos nosso amor-próprio mais do que nunca. A meta é nos sentirmos confortáveis em nossa pele, desfrutando de bens e serviços que nos atendam de forma completa.

Como empresas, nós precisamos criar conexões profundas com todos os clientes. Como você sabe, o bem-estar físico e emocional está muito ligado aos nossos hábitos alimentares. As pessoas estão cada vez mais atentas ao que consomem e aos produtos que utilizam.

Fabricantes de bebidas e alimentos investem em ingredientes funcionais à medida que os consumidores pedem por opções mais saudáveis.

Se você empreende no mundo da alimentação, é importante estar à frente das tendências para oferecer opções que atendam pessoas que não comem glúten, não ingerem lactose ou preferem viver uma vida sem carne. Atender às individualidades é ter certeza de que todos sairão satisfeitos, e você crescerá ainda mais no mercado.

De olho nas tendências

 

Estamos sempre conectados com as novidades no mercado para que consigamos explorar as oportunidades e ideias mais inovadoras com todos os nossos alunos. A cada ano, a Euromonitor identifica as mudanças mais impactantes para os próximos meses e, claro, estamos sempre de olho nas atualizações. Essas pesquisas são importantes para que possamos perceber as transformações nos valores da população e como isso influencia nos negócios do mundo todo.

No Diploma NaturalChef, nossa formação em gastronomia funcional, sempre mostramos aos alunos as últimas tendências do mundo da alimentação saudável e como elas podem ser aplicadas em seus consultórios, empreendimentos e também no seu dia a dia e da sua família. Transformar os alimentos em terapia é nosso lema, e, percebendo as tendências da Euromonitor, essa transformação se faz cada vez mais necessária e presente nas nossas vidas.