Nos últimos anos, uma transformação silenciosa tomou conta do universo da gastronomia. As tradicionais refeições ultraprocessadas, guloseimas carregadas de açúcares, gorduras saturadas e corantes artificiais estão dando lugar a criações mais saudáveis e funcionais, ricas em fibras e compostos bioativos.
Ainda bem! A busca por opções mais equilibradas tem impulsionado uma nova onda de inovação na cozinha, onde o sabor não precisa ser sacrificado em nome da saúde.
Com a crescente conscientização sobre a saúde e o bem-estar, houveram mudanças significativas nas preferências dos consumidores. As pessoas estão buscando opções de refeições e sobremesas que se alinhem com seu estilo de vida saudável e os confeiteiros atualizados estão ciente desse desafio, criando delícias que são tão boas para o corpo quanto para o paladar.
Uma das áreas que merece atenção e que vai ser cada vez mais procurada é a confeitaria funcional. Ela veio para ficar e você precisa estar à frente das tendências para se destacar no mercado.
Tendências dos próximos anos
Vamos explorar as macrotendências dos próximo ano da alimentação saudável e a confeitaria funcional. Confira abaixo as dicas que vão ajudar você a se destacar no mercado da alimentação saudável e conquistar paladares conscientes:
- Produção artesanal: Uma arte que vai desde a seleção cuidadosa dos ingredientes até a finalização e apresentação personalizada. A produção artesanal permite que cada doce seja único e especial, com benefícios nutricionais melhores preservados e inclusivos, nos casos de alergias e intolerâncias. Lembrando que, ao produzir alimentos para comercialização, é importante seguir as regulamentações locais de segurança alimentar e rotulagem de alimentos, além de garantir a qualidade e a higiene em todo o processo de produção.
- Clean label: Os alimentos de “rótulo limpo” são aqueles com poucos ingredientes e sem nomes complicados em sua composição. Priorize produtos mais naturais, menos aditivos, conservantes, corantes, saborizantes e aromatizantes, opte por alimentos orgânicos, técnicas de processamento e armazenamento mais natural e menos agressiva estão ganhando espaço e preferência dos consumidores.
- Sustentabilidade: O que era um diferencial, passou a ser uma necessidade. Isso vai desde a consciência dos recursos naturais, entrega para pessoas próximas, priorizar produtores locais, usar ingredientes da época, reduzir desperdícios aproveitando integralmente os alimentos, usar embalagens biodegradáveis e produtos de limpeza amigos da natureza. Esses são os pontos que chamam atenção do novo consumidor.
- Segurança alimentar: Na confeitaria usamos muitos alimentos e matérias-primas com propriedades particulares e que precisam de cuidado e controle higiênico sanitário. A sua atenção com a manipulação, escolha e armazenamento dos alimentos estão ligadas diretamente à saúde dos clientes e órgãos fiscalizadores
- Boa aparência: A beleza da preparação é um dos principais pontos de atração e decisão de compra. A finalização do prato tem o potencial de elevar a percepção de valor e definição de preço do produto. Você também deve prestar atenção ao local de armazenamento e tempo de exposição da sua preparação para uma melhor segurança e estética.
- Inovação em produtos: Os consumidores querem algo diferente e com maior valor agregado. Tendências temáticas, uso de novas tecnologias, diferentes formas de divulgação, produtos personalizados e com funções específicas são os produtos que mais prendem a atenção.
- Delivery: O serviço de delivery é cada vez mais rentável e mais procurado pelos consumidores, fazendo parte das suas rotinas alimentares diárias. O que antes era apenas para lanches, o delivery hoje tomou proporções grandes abrangendo mercados, farmácias e claro, cafeterias. A praticidade de um cardápio digital, com fotos e informações do produtos, que está a um clique de distância, pode fazer você aumentar suas vendas!
- Alimentação funcional: Preparações que contém ingredientes benéficos à saúde e as funções básicas do nosso organismo fazem parte de uma dieta balanceada e nutritiva, que ajudam na prevenção e controle de doenças. Uma ótima aposta para inovar e se diferenciar no mercado têm sido os doces funcionais que equilibram ingredientes base com outros que possam inibir ou minimizar seus efeitos, como a adição de frutas, especiarias e oleaginosas na preparação. Eles funcionam como compensadores dietéticos para você poder aproveitar e comer de tudo.
Como conseguir se destacar?
Conquistar destaque nesse nicho tem seus segredos e se você está de olho nas tendências da confeitaria saudável e funcional e quer sair na frente é importante ter conhecimento, explorar a criatividade e autonomia na elaboração de receitas funcionais.
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Esse artigo foi desenvolvido com base no Estudo de macrotendências de 2023 e 2024 feita pelo Sebrae Inteligência de Mercado que você pode ler aqui https://inteligenciademercado.rj.sebrae.com.br//assets/arquivos/EstudoMacrotendncias20232024Panificaovf5.pdf