Todo amante da cozinha também ama os temperos e, sem dúvida nenhuma, ter ervas e especiarias frescas sempre ao alcance das mãos é um grande diferencial.
O cultivo de ervas frescas em casa, além de oferecer mais sabor e aroma às preparações, também proporciona uma melhor saúde, pois o ato de jardinagem fortalece o corpo físico e a mente.
Na terra, encontramos a bactéria mycobacterium vaccae, que quando entra em contato com o corpo humano é capaz de estimular a produção de serotonina, ou seja, proporciona melhora nos quadros de depressão, ansiedade, transtornos compulsivos e bipolaridade.
Como montar uma horta em casa:
Encontre um local que bata pelo menos 4 horas de sol direto durante o dia e que seja um pouco protegido do vento. O plantio pode ser iniciado através de transplante de mudas compradas em casas especializadas ou sementes.
Ao adquirir uma muda, lembre-se que ela precisa ser transplantada para um vaso com drenagem. Ou seja, um vaso que contenha uma camada de argi la expandida no fundo, acima uma de areia de jardinagem (ou de construção) e finalmente a terra adubada e a muda. Um vaso ideal possui no mínimo 20 cm de altura (profundidade).
As plantas precisam de atenção e observação. Regue-as apenas quando a camada mais inferior da terra estiver seca. Evite tomar como medida a camada superior.
Faça a adubação e afofamento da terra a cada 40 a 60 dias. Húmus de minhoca, composto orgânico e bokashi são boas pedidas para adubação orgânica
A maior dica que podemos dar:
Não tenha dó de colher e usar seus temperos, somente assim eles continuarão bonitos, aromático e saborosos!
No módulo de Fitograstronomia do Diploma NaturalChef EAD, os alunos aprendem com muito mais detalhes o passo a passo para ter uma horta medicinal em casa. Além dos aprendizados para identificar se a planta está recebendo luminosidade adequada, dicas para o plantio com sementes ou mudas e os cuidados especiais em cada estação, os alunos aprendem também a evitar pragas e doenças com plantas repelentes. Para cada erva, há um método do reprodução, frequência de rega e técnica de adubação adequadas, para que as ervas sejam o mais aromáticas possíveis!