EM 09 de fevereiro de 2022

Nos últimos anos ouve-se falar muito no aumento das doenças crônicas não transmissíveis, como Diabetes, Hipertensão e Doenças cardiovasculares. Os alimentos ajudam a prevenir doenças do coração e muitas outras comorbidades. Para manter este órgão tão importante em bom funcionamento é preciso ter hábitos saudáveis, uma alimentação completa em nutrientes e vitaminas e manter uma rotina de exercícios físicos.

alimentos ajudam a prevenir as doenças do coração

Este é um dos principais temas que levamos às aulas do nosso curso de formação em gastronomia funcional. Manter a saúde em dia é fundamental pra que o nosso corpo e mente estejam em equilíbrio e também, que a gente consiga alcançar a longevidade com mais qualidade de vida. A maioria das combinações benéficas à saúde são possivelmente inseridas no nosso dia a dia e com o conhecimento científico e nutricional que prezamos aqui na Escola, você consegue montar suas refeições mais facilmente ou até mesmo, pensar em cardápios de eventos, variedade para os negócios, dietas para prevenção de doenças e muito mais.

Listamos alguns alimentos que ajudam a prevenir doenças do coração, confira:

Aveia

Cultivada há mais de 2000 anos, a aveia é um cereal que apresenta diversos benefícios à saúde: excelente valor nutricional, boa fonte de proteínas e ácidos graxos insaturados (as boas gorduras), vitaminas e minerais, e ainda diversos flavonoides com ação antioxidante. Mas de tudo isso, o que mais se destaca na aveia é a presença de uma fibra funcional: a betaglucana, uma das mais especiais quando o assunto é coração. Essa fibra auxilia na regulação do perfil lipídico, aumenta os níveis de HDL (o tal “colesterol bom”), diminui os níveis de LDL, auxiliando de forma significativa na prevenção de tratamento de doenças cardiovasculares.

Azeite de oliva

O azeite de oliva extra virgem é um dos maiores queridinhos do coração, seus diversos benefícios à saúde estão relacionados à alta quantidade de compostos fenólicos antioxidantes, vitamina A, E e K, e diversos minerais. Sua composição lipídica é uma de suas principais vantagens: fonte de ômega 9, apresentando uma boa resistência ao calor. Todos esses fatores levam o azeite de oliva a ser um alimento funcional na redução dos triglicerídeos, colesterol LDL e manutenção dos níveis de HDL. Auxilia também na pressão arterial, além de melhorar a absorção de vitaminas lipossolúveis quando é utilizado em uma preparação. Prefira sempre o azeite de oliva extra virgem e, de preferência, aqueles com acidez < 0,3.

Uva

Quem não gosta de tomar um vinho para aquecer a alma no inverno, né? A parte boa é que os vinhos, assim como as uvas e suco integral, são repletos de benefícios à saúde cardiovascular. Isso porque a uva apresenta altas quantidades de flavonoides e resveratrol, que são compostos bioativos altamente antioxidantes, anti-inflamatórios e vasodilatadores. O que impacta de forma favorável na redução dos níveis de colesterol total, redução da pressão arterial e inibição plaquetária, o que reduz episódios de eventos coronarianos, Vale destacar que quanto mais escura as uvas, maior o seu poder antioxidante e maior a quantidade de compostos fenólicos.

Vegetais folhosos verdes

Folhosos de coloração verde-escura podem ser os mais difíceis de consumir, mas também são aqueles que trazem a maior quantidade de benefícios! Isso porque são ricos em minerais, como ácido fólico e magnésio, além de serem importantes fontes de Vitamina K, responsável principalmente na regulação do cálcio livre, evitando que ele se deposite em tecidos cardiovasculares, um dos principais motivos que levam a doenças cardiovasculares. Além disso, também auxiliam na regulação da pressão arterial. Por isso, nada de fugir do agrião, rúcula, espinafre, couve e ora-pro-nobis, hein?

Transformar alimentos em terapia

Um dos pilares da NaturalChef é transformar alimentos em terapia então, pensar nas refeições como formas de incluir mais saúde no nosso dia a dia e, não apenas saciar a fome, como também promover o bem-estar.

O Diploma NaturalChef irá preparar você para uma grande variedade de habilidades relacionadas ao conhecimento de culinária funcional, para que esteja à frente da tendência mundial de gastronomia preocupada com saúde e sustentabilidade. Vem com a gente!