O Fundador e idealizador da Escola NaturalChef, juntamente com sua esposa e nutricionista, Cris Tozzo, Gustavo Lisboa, hoje diretor da empresa, tinha uma carreira de sucesso em uma multinacional quando decidiu largar tudo para empreender no ramo da alimentação saudável e funcional.
O dia a dia ao lado da esposa, compartilhando os conhecimentos em nutrição, e a busca por um estilo de vida mais saudável, passou a deixa-lo muito desconfortável com a carreira que estava construindo na empresa em que trabalhava.
Gustavo compartilhou conosco de que forma se deu essa transição profissional e quais os desafios e novidades do empreendedorismo saudável atualmente no Brasil e no mundo. Acompanhe a entrevista:
O que te fez empreender no ramo da Alimentação Saudável?
Em 2015 trabalhava na gerência de uma multinacional do ramo de bebidas e, apesar de treinar equipes todos os dias para vendas e satisfação dos clientes, não era apaixonado pelo produto que vendia. Queria trabalhar com algo que refletisse meus hábitos de vida, que pudesse melhorar a vida das outras pessoas.
No convívio com minha esposa, que é nutricionista, um negócio no ramo de alimentação saudável sempre me cativou. No entanto, assim como todo empreendedor, analisei os pontos fortes e fracos do mercado e cheguei à conclusão de que o que faltava para o sucesso ser real para investidores nesse ramo era qualificação.
Eu poderia estudar muito para criar um produto inovador e de qualidade, mas logo entendi que, para o projeto ser impactante, deveria não apenas entregar um produto saudável, melhor do que o do concorrente, mas sim capacitar todos os interessados no assunto, propagando informações de qualidade.
Quais são os desafios desse mercado e por que o empreendedor do ramo precisa de qualificação?
Primeiramente, porque nesse mercado o cliente é inteligente e sábio, portanto, trabalhar com a verdade é essencial. Você não pode simplesmente falar que vende orgânicos e que seus produtos são sem glúten. O cliente quer saber a procedência, se usou farinhas integrais, enfim, se está realmente preocupado com a saúde dele.
Nós qualificamos o empreendedor para entender aspectos da nutrição e da gastronomia que são essenciais para agregar valor aos produtos, mas também qualificamos nutricionistas e médicos que trabalham com o alimento como forma de terapia.
Recebemos muitos formadores de opinião em nossa escola e, estar à frente no conhecimento, com corpo docente de qualidade, e atender às expectativas, tratando o cliente como único e exclusivo, são desafios diários da nossa equipe.
Você acredita que esse nicho pode atrapalhar grandes indústrias que não trabalham com esse tipo de produto?
Com uma sociedade cada vez mais exposta a diversas situações adversas à saúde e cheia de novas doenças, as pessoas começaram a adotar hábitos diários saudáveis como prevenção. Isso faz com que se multiplique a cada dia o número de clientes interessados nesse segmento, fazendo com que grandes indústrias reavaliem seus direcionamentos e busquem estratégias que se encaixem na nova demanda de mercado.
É por esse motivo que gigantes do ramo já lançaram produtos com apelo saudável. Companhias aéreas trocaram seus snacks por orgânicos, muitos restaurantes hotéis e supermercados têm adotado opções de produtos veganos, orgânicos, sem glúten e sem leite.
Com tanta novidade sendo lançada, há algo novo para explorar? Quais tendências você observa para os próximos anos?
Sempre há algo novo para explorar aqui na escola. Nós acompanhamos projetos incríveis de alunos que se inspiraram nas aulas e criaram novos produtos. Até donos de negócios, que já davam certo, expandiram e inovaram com a qualificação.
As possibilidades são diversas e lucrativas. Vão desde o desenvolvimento de livros, e-books, conteúdo, fotografia culinária, marketing digital, até produtos físicos, como linha de congelados, sucos, dietas prontas e lojas e restaurantes diferenciados no nicho.
Eu e minha esposa viajamos todo ano em busca de novas tendências para inspirar os alunos e há muita coisa que ainda não foi explorada no Brasil. Para o próximo ano, acredito que os orgânicos serão exigência ainda mais forte dos consumidores e os produtos de beleza naturais ganharão cada vez mais adeptos, dividindo espaço com alimentos saudáveis e seguros.
Isso tem sido tendência na Europa e Ásia, mas com a ajuda da internet, a informação acerca da alimentação saudável se difunde rapidamente e o público tem cada vez mais facilidade de encontrar referências nessa área.
Por isso, aqui na escola, nos mantemos dedicados em espalhar o conteúdo saudável para o maior número de pessoas, através da nossa plataforma online.
O que você diria para quem quer empreender nesse ramo de alimentação saudável?
A hora é agora! Momento de aproveitar o mercado em expansão. Quem largar na frente estará plantando algo novo e será agraciado com bons frutos.
Existem diversas maneiras e ideias de se inserir nessa filosofia, basta ter consciência saudável, visando um mundo melhor, dedicar-se às estratégias do negócio e acreditar na potencialidade do nicho.
Cases de sucesso: Alunos que se destacam no ramo de Alimentação Saudável
Aqui na NaturalChef sempre incentivamos o empreendedorismo saudável e apoiamos os negócios administrados pelos nossos alunos. Conheça algumas alunas que já passaram por aqui e hoje são cases de sucesso, que usamos como exemplo aqui na nossa escola.
Crux Raw Cake | Carla Diehl
Sou Carla Diehl, idealizadora da Crux Raw Cake, uma confeitaria saudável e diferente de tudo o que você já viu. Tudo começou após morarmos um tempo na Califórnia: quando voltamos havíamos mudado muito nosso estilo de vida, buscando viver da forma mais natural possível e foi aí que nos deparamos com algumas dificuldades, principalmente de encontrar opções saudáveis em confraternizações.
Logo em seguida engravidei e comecei a fazer acompanhamento com a nutricionista Cris Tozzo e as consultas eram para mim um respiro! Alguém falava a minha língua e mostrava caminhos para fazermos escolhas inteligentes no nosso dia a dia. E foi assim que conheci a Escola Natural Chef.
Fiquei encantada com a qualidade das aulas e conteúdos, por perceber que ali aprenderia não somente sobre alimentos e sim sobre todo um contexto de vida saudável e escolhas inteligentes. Durante o Curso de Extensão (turma 09) a paixão e vontade de colocar em prática tudo o que estava aprendendo bateu forte, fazendo com que eu me exonerasse do serviço público para dar asas a um novo sonho: produzir tortas geladas.
A @cruxrawcake traz para Florianópolis um novo conceito em doces saudáveis: Tortas Raw! Mas o que isso quer dizer? Optamos pela culinária crudívora, o que faz com que os insumos que utilizamos sigam uma regra: de não passarem por processos que atinjam temperaturas superiores a 42 graus para que não percam nutrientes.
Nossas tortas lembram cheesecakes e ao mesmo tempo sorvete, mas com texturas e sabores únicos que irão fazer você rever os seus conceitos sobre doces saudáveis.
Nossa culinária é inclusiva, nossa cozinha é vegana, livre de trigo, lactose e açúcar refinado. Atendemos principalmente pessoas que buscam levar uma vida mais saudável, por isso nossas tortas são feitas a partir de ingredientes 100% naturais.
Hoje posso dizer com todas as letras que a formação na Escola Natural Chef foi um divisor de águas na minha vida, possibilitou que eu aprendesse a combinar ingredientes de forma funcional para trazer receitas únicas aos nossos clientes.
Seja + Integral | Carol Baldessari
Caroline, mãe, esposa, apaixonada por alimentação saudável e atividade física. Já fiz de tudo na minha vida.
Formada em Educação física, já fui professora de ginástica, personal trainer, trabalhei com cardiopatas, já tive loja de roupa, food truck de picolé, já fui sacoleira, dona de casa… enfim, a lista é grande, mas foi sendo mãe e dona de casa que descobri minha paixão pela comida, pela comida saudável.
Fazendo comida para meu filho, que aprendi a cozinhar e amar esse universo. Comecei a fazer algumas coisas e as pessoas aos poucos foram conhecendo e gostando.
Mas aí eu precisava estudar, aprender sobre este universo da gastronomia funcional. Foi quando vi sobre a Escola NaturalChef e sobre o Diploma NaturalChef e lá estava eu, no meio de nutricionistas, empresárias já do ramo, chefs e hoje estou aqui, uma NaturalChef com muito orgulho. Aprendendo, errando, tentando, acertando e principalmente amando o que faço.
Fiz amizades incríveis ao longo do curso, que me ensinaram e ensinam tanto ainda. A toda a equipe maravilhosa e professores incríveis que tivemos, meu muito obrigada.
Meu caminho só está começando e eu com 41 anos que pensei que não podia mais recomeçar, foi aos 40 que finalmente me encontrei e hoje sei o verdadeiro motivo pelo qual estou nessa vida, que é o de levar alimentação saudável para as pessoas, com muito amor e sabor. @carolbald_gastronomiafuncional
Pães Gentis | Marina Andriani e Dheimi Paz
A padaria Pães Gentis nasceu da vontade de ser saudável, deliciosa, inclusiva, e é claro, gentil – tanto com o corpo quanto com o paladar e mesmo com o meio ambiente.
As nutricionistas Marina Andriani e Dheimi Paz, fundadoras da marca, uniram forças e aliaram a bagagem teórica aos anos de experiência com a panificação tradicional para desenvolver uma linha de produtos saudáveis e que pudessem trazer as pessoas que tem restrições alimentares para o ambiente de padaria e confeitaria.
O foco são pães artesanais, de fermentação natural, feitos com ingredientes orgânicos, locais e farinhas alternativas.
O sonho da panificação saudável cresceu ainda mais dentro da cozinha da Naturalchef, onde a nutri Marina aprendeu novas técnicas e aprofundou o amor pela gastronomia funcional.
O propósito da escola vai perfeitamente de encontro com o propósito da Pães Gentis, e esse encontro rendeu momentos deliciosos e muitas ideias! “Sou muito grata ao período que passei na escola e as amizades feitas! Toda família Natural Chef sempre me recebeu com muito carinho e amor! As troca de experiências com Cris e Gustavo foi muito produtiva para ajudar a trilhar os próximos passos da empresa!” – (Marina Andriani) @paesgentis
Chef Paloma Zaccani
Meu nome é Paloma Zaccani, sou educadora física de formação, tenho uma especialização em Gastronomia Funcional, sou Natural Chef (com muito orgulho) e estudante de Nutrição.
A NaturalChef tem e sempre terá um espaço muito especial em meu coração, tudo que aprendi lá, as pessoas que conheci, a pessoa que me tornei e as portas que abriram pra mim me fizeram com certeza não só uma cozinheira melhor mas uma pessoa melhor. A formação em Natural Chef me levou além da cozinha, além das panelas, além do fogão e das receitas.
A formação mostrou que eu posso curar as pessoas com minha comida. Me mostrou que cozinhar não é excluir alimentos e sim incluir pessoas.
Hoje atuo como Personal Chef @chefpazacanni, como Consultora de uma das maiores redes de franquias de loja de alimentos saudáveis, Consultora na elaboração de receitas, tenho alguns e-books a venda com receitas super acessíveis e fáceis de fazer, dou cursos em grupos em diversas cidades e o melhor de tudo: influencio pessoas a se alimentar de forma saudável e consciente.
Leve Doce Amor | Franciele Laureano Alves
A Leve Doce Amor deu seus primeiros passos em 2015 quando meu esposo descobriu ser celíaco, mas continuei atuando em outra área também.
Porém, em 2017 com a chegada do meu segundo filho que foi APLV durante um período, decidi deixar a área financeira e entrei de vez na gastronomia saudável e funcional.
Antes de fazer a extensão, fiz alguns cursos livres na Escola que só fizeram eu ter a certeza que estava no caminho certo e seguindo meu coração.
Em 2019 na Extensão de Natural Chef, a escola foi enriquecendo e aperfeiçoando o que existia aqui dentro, me fez crescer em habilidades, me fez colocar em prática o que acreditei que não fosse capaz, comecei a dar meus sonhados cursos, desenvolver novas receitas, lançar novos produtos e está sendo incrível cada passo.
Desejo tocar as pessoas através das minhas receitas, dos meus produtos no @levedoceamorcozinhaconsciente dando asas ao meu propósito e criando momentos especiais e conscientes através do alimento.
Aqui, nós acreditamos no poder que a alimentação saudável tem em manter a saúde do nosso corpo, e nossa intenção é ensinar nossos alunos e todas as pessoas que se conectam conosco, através de projetos como esse, a fazer o uso exclusivo dos alimentos como forma de terapia.
Na formação em Gastronomia Saudável e Funcional, o curso Diploma NaturalChef, nós ensinamos os conceitos de nutrição e gastronomia, adequando as técnicas dietéticas para criação de pratos, cardápios e receitas para saúde. Ensinamos a preparar receitas sem glúten, sem leite, sem açúcares, sem sal, sem ovos, vegetarianas, veganas, cruas ou com finalidades diet ou light, e um módulo de empreendedorismo para incentivar os alunos a seguirem carreira.
Conseguimos também nos conectar com pessoas que têm como objetivo investir no ramo da alimentação saudável, onde há uma curva de crescimento cada vez mais acentuada no mercado. Recebemos sempre muitos retornos carinhosos como esses de nossos seguidores que se inspiraram em nós para iniciar o seu empreendimento e continuam conectados conosco através dos nossos conteúdos para aprimorar seus produtos e serviços.