EM 11 de maio de 2022

Nos últimos anos muitas empresas tiveram que se reinventar para que pudessem sobreviver à mudança brusca que sofreram nas vendas no início da quarentena. Principalmente os micro e pequenos empresários, que normalmente trabalham com a margem de lucro na medida, uma ruptura inesperada no faturamento pode ser crucial para a saúde da empresa.

Segundo dados levantados pelo Sebrae, as micro e pequenas empresas correspondem a 99% do total de empresas no Brasil, e foram as mais afetadas pela crise provocada pelo alastramento do COVID-19. A ruptura de empresas desse porte gera um impacto muito significativo para o setor que corresponde a 27% do PIB e 52% dos empregados com carteira assinada no país. Como forma de auxiliar você no processo de reinvenção do seu negócio, separamos 7 ideias para fortalecer sua marca e melhorar o seu posicionamento no mercado. Confira:

  • Use e abuse das redes sociais

Durante a quarentena as pessoas ficaram muito mais conectadas nas redes sociais e até quem não era muito adepto ao mundo virtual passou a consumir conteúdos disponibilizados de forma gratuita como passatempo e aquisição de novos conhecimentos. É importante investir em páginas e perfis criativos e atraentes e estar sempre pronto para dar atenção aos clientes.

  • Personalize sua venda

Quando colocamos carinho no que a gente faz, a pessoa do outro lado se sente mais acolhida e próxima da sua marca. Portanto não deixe de investir no atendimento personalizado, sempre atento em imprimir no seu serviço ou produto algo que transmita o seu cuidado com o cliente atendido. Um bilhete escrito à mão para o cliente, por exemplo, é um gesto simples, porém muito especial e sempre muito valorizado.

  • Esteja sempre à frente

Procure estar sempre atualizado das tendências do seu mercado de atuação. Pesquise por inspirações no exterior, veja o que outros países estão fazendo e traga para a sua realidade. Também vale questionar os seus clientes sobre o que eles buscam no mercado hoje e têm dificuldades de encontrar. Nessa pesquisa você pode encontrar um bom nicho a ser explorado.

  • Reinvente seu modelo de negócio

Não tenha medo de experimentar! Faça novos testes de produtos, inclua novas opções e meça a resposta dos seus clientes. Você pode explorar novos sabores, cores, modelos, design ou textura, de acordo com o seu tipo de negócio.

  • Conhecimento é tudo

Somos consumidores cada vez mais exigentes à procura de produtos e serviços de qualidade. É normal esperar que seus clientes também queiram o melhor em atendimento, entrega, sabor e saúde. Invista em educação e esteja sempre preparado da melhor forma para ser referência no seu nicho.

  • Abra um canal de venda online

Você pode conferir na matéria sobre a mudança de comportamento, na página a seguir, que as vendas online tiveram um aumento significativo durante a pandemia. Então não perca a oportunidade e anuncie também o seu negócio no mundo digital.

  • Aposte em produtos saudáveis

A atenção está voltada para a saúde e sustentabilidade, então invista em produtos e serviços que estejam ligados a esse novo comportamento consciente.

  • Invista tempo no atendimento ao cliente

Não economize no tempo dedicado ao atendimento. Conversar com o cliente, chama-lo pelo nome e dar a atenção necessária, tirando todas as suas dúvidas, é essencial para que ele conheça o seu negócio e se sinta seguro para consumir a sua marca. É tempo de renovação e reinvenção! Sempre adapte o seu empreendimento ao momento e cenário atuais para que você possa ter sempre uma empresa com mais possibilidade de crescimento. Bons negócios e boas energias.

O mundo não será mais o mesmo

Nos últimos anos, estabelecimentos precisaram investir mais em marketing digital e no relacionamento com o cliente através de redes sociais e e-commerce. Os próprios clientes começaram a exigir mais interação virtual das empresas, se tornando este um momento importante para as empresas que ainda não tinham esse hábito, colocar em prática a atenção especial ao nosso desenvolvimento e na atenção à entregas cada vez mais ricas em saúde, tecnologia e resolução de problemas dos nossos clientes!

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