EM 25 de agosto de 2021

Você já se pegou fazendo a seguinte afirmação: “não consigo seguir nenhuma dieta”?

Realmente, a palavra dieta traz um peso desnecessário ao processo de emagrecimento. A perda de peso pode ser encarada de maneira mais leve. Com pequenas mudanças em nossos hábitos diários podemos fazer uma grande diferença e emagrecer com saúde.

Muitas pessoas ainda associam dietas a sacrifícios. Passar fome, cortar calorias, se alimentar apenas de líquidos e de comidas sem sabor. Tirar carboidratos, glúten, leite e todos os demais alimentos que foram incriminados na última semana na rede social.

Emagrecer com saúde

Essa é uma forma ultrapassada de pensar sobre o processo de emagrecimento. Melhorar a sua relação com a comida sempre será o caminho mais leve para a busca de equilíbrio na balança.

É importante ressaltar que estratégias como dieta detox, dietas low carb, jejum intermitente e até mesmo suplementação coadjuvante podem servir como estímulo. Mas elas só trazem benefícios e emagrecimento duradouro em pacientes que já aderiram a um estilo de vida saudável. Por isso, o primeiro passo sempre é mudar o simples e duradouro.

Não tem jeito! Se você quer emagrecer, precisa mudar algumas atitudes e se convencer de que não existe mágica! As dietas para perda de peso rápido, além de não serem nem um pouco saudáveis, não são possíveis manter a longo prazo. Normalmente, aqueles quilinhos perdidos aparecem novamente com bastante facilidade.

Depois de um tempo, essas escolhas podem trazer maior dificuldade para emagrecer e manter o peso, além de outros problemas de saúde.

Como cada pessoa tem a sua individualidade, não existe uma fórmula única para emagrecer. Vamos compartilhar com vocês atitudes que consideramos muito importantes para conseguir uma perda de peso saudável. Algumas mudanças simples na rotina podem trazer resultados muito significativos.

emagrecer com saudeDica: Tente implementar uma mudança por semana, mantendo o hábito na semana seguinte quando incluir a próxima! Dessa forma, será mais fácil  emagrecer com saúde e manter a mudança da sua rotina alimentar!

Durante a construção dessa matéria toda a nossa equipe testou cada uma das dicas. Temos certeza que serão 10 etapas transformadoras que podem mudar seu relacionamento com a balança.

 

 

10 DICAS DE EMAGRECIMENTO SAUDÁVEL E DURADOURO:

1 – Desapegue!

Exclua tudo que não faz bem ao seu organismo. Comece com pequenas mudanças na sua alimentação diária: elimine industrializados, açúcares brancos, refrigerantes, excesso de café e bebidas alcoólicas. Reveja também seu consumo de alimentos gordurosos e com muito açúcar, como as sobremesas.

Não precisa cortar o consumo deles pra sempre, mas deixe para consumi-los em ocasiões especiais.

Aqui na escola, a dica que sempre damos aos alunos em nossa Sessão Desapego é fazer uma limpa geral em casa. Jogar fora tudo que não contribui para melhora do seu peso e saúde, criando um espaço só com opções saudáveis.

Certamente o consumo eventual desses produtos ficará mais fácil de ser atingido. Comece fazendo uma lista dos seus pontos fracos na dieta. Coloque itens saudáveis na dispensa, supere as atitudes da rotina e tenha a ajuda de aplicativos do celular para manter a constância.

Caso seja muito difícil reduzir drasticamente o consumo de algum alimento, procure reduzir aos poucos. Diminuir o consumo pela metade já é um grande passo para você!

2 – Mais feira, menos embalados!

emagrecer com saúde

 

Você já se perguntou o que seria um alimento de verdade? Também conhecidos como in natura, são alimentos sem ingredientes e sem embalagem.

São aqueles alimentos que a terra nos oferece na sua forma mais simples: verduras, legumes, leguminosas, carnes, frutas, oleaginosas.

Deixe um pouco de lado os alimentos prontos e com códigos de barras. Se você trocar as idas ao supermercado por idas à feira estará obrigatoriamente comendo mais alimentos frescos, menos processados e com mais saúde.

A nutricionista Larissa Vidal, nossa instrutora nos cursos de saúde na escola, ensina que os alimentos mais saudáveis que você pode levar para casa têm como único ingrediente ele mesmo. Por exemplo: Seu organismo certamente aceitará muito melhor uma batata doce como veio ao mundo do que um chips do mesmo tubérculo, mas que leva nos ingredientes óleo de palma, sal, conservantes e corantes.

3 – Adote um copo de suco verde ao dia!emagrecer com saúde

Ingerir um copo de suco verde ao dia contribui para faxina diária do seu organismo, fornece vitaminas e minerais, auxilia no funcionamento intestinal, melhora o processo de destoxificação e te faz consumir um mineral muito deficiente no consumo da população brasileira: o magnésio.

O magnésio é responsável por muitas reações bioquímicas em seu organismo. Adotar o suco verde ao acordar é como ter um despertador para uma vida saudável. Mesmo os alimentos saudáveis não devem ser consumidos repetidamente todos os dias, por isso, variar a folha e fruta que coloca no seu suco é uma regra importante.

4 – Pense na comida!

A regra aqui é se concentrar no que está comendo! Todas as refeições precisam ser apreciadas, estando a atenção sempre voltada para o sabor, textura e aroma de cada alimento.

Evite distrações: desligue a TV, desconecte-se do celular e das preocupações diárias durante as refeições. Pense antes de comer.

É muito comum usarmos a comida como um compensador, por isso é tão importante parar para pensar antes de se alimentar. Quando tiver aquele ímpeto de comer alguma coisa, pergunte-se: “Será que eu realmente estou com fome”? Se distraia por 10 minutos e depois volte a pensar novamente em comida.

Se você ainda lembrar que estava com fome, coma! Do contrário, espere até o próximo momento que surgir essa vontade;

5 – Consuma chás antioxidantes!

emagrecer com saude

As plantas têm uma infinidade de funções diferentes no organismo. Quando você adota o consumo de cerca de 2 xícaras de infusões ou decocções de plantas você dobra a sua ingestão de antioxidantes e fitoquímicos ao dia e isso pode ser muito benéfico para sua saúde e emagrecimento.

Você pode variar entre chá verde, hibiscos, gengibre, erva mate, dente de leão, cavalinha, casca de romã, casca de jabuticaba, entre outros, cheios de compostos funcionais. Costumamos indicar fazer rodízios de infusões durante seu processo de emagrecimento.

Para que você receba a orientação adequada de como prepará-los, e a dose ideal de uso para finalidades específicas, o ideal é consultar seu nutricionista, preferencialmente que seja especialista em fitoterapia.

 

6 – Cozinhe em casa!

Fazer mais refeições em casa ou simplesmente produzir o seu alimento pode ser o que faltava para transformar sua saúde.

Estudos recentes mostram que muito além de saber o que comer e quando comer, saber cozinhar é um dos principais passos para uma alimentação saudável.

Quantas vezes você prepara seu alimento? Quando você resolve deixar a preguiça de lado e ir para cozinha, você consegue escolher melhor o que vai para o seu prato e cria uma rotina de auto cuidado. Para facilitar a vida, nós desenvolvemos diversos temas de cursos aqui na escola para levar até você educação nutricional prática na cozinha.

Recebemos alunos de todo Brasil em nossos cursos livres e no intensivo Cozinhando para Saúde e Boa Forma com os mesmos desafios no processo de emagrecimento. Todos querendo encontrar na cozinha a sua farmácia natural.

Em nosso laboratório prático, os alunos podem descobrir maneiras simples de melhorar seu relacionamento com alimentos com auxílio dos nossos chefs e nutricionistas. Você também pode começar aí no conforto da sua casa, aprendendo aqui no blog, nas Revistas ou fazendo parte do nosso Clube Online.

No Clube, além de aulas gravadas, você terá acesso a mais de 350 receitas funcionais, que vão desde as mais básicas, como leites vegetais, até pratos muito mais elaborados. Todas as receitas serão isentas de glúten e lactose, além de serem super funcionais.

7 – Faça trocas!

Pequenas substituições são grandes passos! Quando bater aquela vontade de comer um doce, experimente substituir por uma fruta ou um chocolate 70%.

No início será um pouco mais difícil, mas aos poucos você irá se acostumar e seu corpo pedirá alimentos mais líquidos e frescos. Troque as bolachas por castanhas, alimentos refinados pelos integrais, margarina por azeite de oliva, presunto e queijo por ovos caipiras mexidos e assim por diante.

8 – Mais água, mais fibras!

Aumente o consumo de água! Não existe uma quantidade específica de água para se tomar por dia, mas sabemos que o consumo não deve ser menor que 1,5 L.

Deixe sempre um copo cheio perto de você e vá tomando aos poucos. É melhor fracionar o consumo durante o dia inteiro do que consumir tudo de uma vez só.

Estudos recentes demonstram que quem ingere um copo de 200 ml, 15 minutos antes das refeições principais, passa a emagrecer com saúde e mais do que quem não ingere água próximo da refeição.

Para melhorar os resultados, sugerimos que você adicione a esse copo de água uma colher de sopa de chia ou linhaça. Elas possuem propriedades sacietógenas e funcionais, diminuem ainda mais sua fome e controlam a absorção dos carboidratos da refeição;

9 – Invista nas marmitas!

emagrecer com saúde

Leve lanches com você ou crie uma gaveta saudável no seu ambiente de trabalho. Você não pode ficar refém da bolachinha clássica. Ficamos muito felizes de ver a marmita na moda hoje em dia. Além de econômica e prática, é a forma ideal de controlar a alimentação e saber que você está ingerindo alimentos saudáveis e de qualidade.

Vale levar com você o café da manhã, almoço, janta e mix de castanhas e frutas para os lanchinhos.

Pensando na sua saúde hormonal e no meio ambiente, o pote de vidro ou inox são os mais adequados para transportar alimentos, assim não te expõem a toxinas da troca da embalagem plástica.

Para facilitar suas escolhas e ensinar-lhe algumas dicas ao fazer lanches equilibrados, sugerimos o curso de Lancheira Saudável do nosso Clube Online! São diversas receitas saborosas e funcionais.

10 – Movimente-se!

emagrecer com saúdePerder peso com saúde não se resume apenas ao que comemos. É importante manter uma rotina de atividades físicas em dia.

Por isso, se você vai começar a sua reeducação alimentar agora, inclua na sua rotina algumas caminhadas, pedalas, corrida, dança ou musculação. A yoga também é uma atividade que traz vários benefícios para o corpo e a mente.

Mudanças simples de atitude na rotina podem incluir muito movimento no seu dia, você pode, por exemplo, trocar o elevador pela escada do condomínio, ir trabalhar de bicicleta ou fazer uma trilha aos finais de semana.

Procure um profissional de educação física que possa auxiliar com os exercícios mais indicados para você. É imprescindível manter esse equilíbrio entre o exercício e a alimentação.

Essas não são dicas milagrosas, elas não farão você emagrecer rapidamente. Mas certamente vão proporcionar uma perda de peso saudável, fazendo você se sentir mais leve e disposto a continuar.

O mais importante é encontrar um equilíbrio na alimentação para que você consiga manter o plano alimentar com prazer e apreciar os resultados. Vamos colocar em prática e planejar uma rotina mais saudável agora?