Saber precificar o seu produto é essencial para que o preço de venda cubra todos os seus custos e ainda renda um bom lucro. Por isso trouxemos nessa matéria 5 dicas de precificação você aplicar no seu negócio.
A precificação correta de um produto é fundamental para o sucesso de uma empresa. Segundo dados do IBGE, 18,5% das empresas fundadas em 2008 não ultrapassaram o primeiro ano de vida.
Muitas vezes o empreendedor não conhece as técnicas corretas de precificação e acaba vendendo seu produto por um preço que não cobre todos os seus custos.
Diante deste cenário, trouxemos aqui 5 dicas para você começar a precificar seu produto de forma mais precisa:
1) Identificar os tipos de custos
Os custos de uma empresa são divididos em dois tipos principais: fixos e variáveis. Os custos fixos são aqueles que a empresa terá, haja venda ou não. Exemplos de custo fixo: aluguel, energia elétrica, água, telefone, internet, pró-labore, folha de pagamento, marketing, etc.
Já os custos variáveis são aqueles ligados diretamente à venda de um produto, como: insumos, taxas de cartão, embalagens, entrega, comissões, entre outros.
2 ) Produzir boas fichas técnicas
O custo do produto, ou custo de mercadoria vendida (CMV) representa, em média, 30% do faturamento das empresas, portanto é muito importante conhecer a fundo os custos que envolvem a produção de um alimento. A ficha técnica é uma ferramenta essencial para este fim e, para isso, é preciso que você conheça o quanto pagou em cada ingrediente que compõe o seu produto.
3) Encontrar o ponto de equilíbrio
O ponto de equilíbrio é o faturamento mínimo ou o mínimo de produtos que devem ser vendidos para a sobrevivência da empresa. O seu ponto de equilíbrio é o resultado da soma de todos os custos fixos e variáveis de um determinado período (1 mês, 6 meses ou 1 ano, por exemplo). Quando a empresa atinge o ponto de equilíbrio, não haverá lucro, nem prejuízo.
4) Analisar o mercado
Para se estabelecer num nicho de mercado, é necessário investigar o preço de venda praticado pelos possíveis concorrentes, tanto diretos quanto indiretos. Um preço muito acima do mercado pode afastar os clientes, por outro lado, um valor muito abaixo pode prejudicar as finanças e até mesmo posicionar a marca em um patamar inadequado. Para auxiliar na formação de
preço, você pode fazer uma média dos preços praticados pelos concorrentes, levando sempre em consideração a região em que você vai atuar. Quando a empresa atinge o ponto de equilíbrio, não haverá lucro, nem prejuízo.
Conhecendo o ponto de equilíbrio, podemos estabelecer o preço mínimo que um produto deve ter para m
anter a saúde financeira da empresa, porém devemos levar em consideração os seguintes fatores analisados na pesquisa de mercado:
• Qual o nível de qualidade da matéria prima em relação ao mercado?
• Qual é o nível de qualidade do produto?
• A embalagem se destaca das demais?
Levando em consideração a análise de mercado e esses questionamentos, o empreendedor pode definir o seu posicionamento no mercado, através da precificação. No nosso curso Diploma NaturalChef EAD, os alunos aprendem além das técnicas da gastronomia saudável. No módulo de Empreendedorismo, os temas abordados sobre negócios auxiliam os alunos a desenvolverem empresas no mercado da alimentação saudável, marketing e vendas para negócios sustentáveis. Agora que você já tem nas mãos algumas dicas de como precificar o seu produto, é hora de colocar tudo no papel (ou em uma planilha do excel) e começar a calcular. Bons negócios para você!