Na NaturalChef sempre falamos sobre a inclusão de compensadores dietéticos nas refeições. Mas você sabe o que esse termo significa?
Os compensadores dietéticos são alimentos, nutrientes ou fitoquímicos que possuem algumas funções:
- Compensar a ingestão de uma substância tóxica ou maléfica para o corpo;
- Diminuir a carga glicêmica da refeição;
- Quelar metais pesados;
- Diminuir o estresse oxidativo após a refeição.
Sempre que você associa um prato de salada às suas refeições com carboidratos, você diminui a velocidade de absorção dos açúcares desses alimentos, o que é ótimo para o emagrecimento e também para o controle de doenças como o diabetes.
Nesse caso, as folhas verdes também podem servir para compensar as substâncias tóxicas formadas durante o aquecimento das carnes, por serem ricas em antioxidantes.
Um exemplo de um excelente Compensador Dietético é o consumo de salada de repolho com o típico churrasco de domingo. Você já deve ter ouvido falar que o churrasco tem compostos cancerígenos – naquela famosa crostinha dourada da carne -, esses compostos são neutralizados no estômago quando consumidos junto a fontes de sulfarafanos (repolho, brócolis, couve), que são compostos funcionais anticâncer.
Você sabia que para emagrecer e manter a forma faz toda a diferença combinar o consumo de massas, carnes, sopas e risotos com um prato de folhas verdes?
Outros exemplos de compensadores dietéticos
- Compensadores que diminuem a absorção de açúcar dos alimentos:
– Adicionar 1 colher de fibras como chia, linhaça dourada, quinoa em flocos, amaranto em flocos, aveia ou óleos vegetais (óleo de coco, de linhaça dourada ou de chia) sempre que consumir frutas, sucos ou fontes de carboidratos como pães e bolos;
– Ingerir um prato fundo de salada verde, com 1 colher de azeite de oliva, quando consumir risotos, sopas e massas.
- Compensadores que diminuem a carga tóxica e melhoram a capacidade antioxidante do corpo:
– Tomar uma xícara de chá rico em flavonóides (como o chá verde, branco, erva-mate, hibiscos) quando consumir bolos ou sobremesa funcional;
– Adicionar uma porção grande de folhosos verdes escuros, com 1 colher de óleo de abacate (óleo de linhaça ou azeite de oliva), sempre que consumir alimentos com fontes de gorduras e proteínas, ou carboidratos, elevados a alta temperatura, para diminuir a agressão de compostos tóxicos.
Bom, agora você já tem o conhecimento necessário sobre os principais compensadores dietéticos, é possível planejar para fazer refeições muito mais saudáveis e completas.
Aqui, na NaturalChef, temos várias opções de cursos sobre Gastronomia Saudável e Funcional para colocar a mão na massa. No nosso curso de Confeitaria Funcional EAD, os alunos aprendem diversas receitas doces com redução de açúcares, sem glúten e sem leite. Uma ótima oportunidade de fazer sobremesas e bolos mais saudáveis que, aliados aos compensadores dietéticos, serão menos prejudiciais à saúde do que os doces convencionais. A metodologia é exclusiva com encontros virtuais ao vivo, vídeo-aulas gravadas e material interativo de qualidade para alunos do mundo inteiro. Caso os alunos tenham alguma dúvida, temos um fórum para dúvidas com professores e suporte de direcionamento profissional individual!