Você já se perguntou como seria um mundo sem doces?
Há quem diga que seria um mundo imerso em dissabor. Imagine sentir vontade de comer um doce e não ter onde encontrar? Saiba que nem sempre existiu a confeitaria. Essa construção de sabores através de ingredientes doces que nos enche de prazer e satisfação, que alimenta nosso desejo insaciável e libera hormônios de felicidade, segundo relatos históricos, surgiu no último século antes de Cristo.
O registro do filósofo Romano Cícero descreve o doce como algo muito parecido com um cannoli, feito com farinhas e leite. Um doce em forma de canudo, extremamente crocante e recheado com diversos tipos de cremes brilhantes.
Confeitar é uma arte!
As preparações doces na época não continham açúcar, pois esse ainda não era conhecido. O ingrediente mais doce que se podia encontrar era o mel, do qual apenas os mais favorecidos tinham acesso. Mais tarde, com a descoberta da extração do açúcar em canas e beterrabas, que o mundo da confeitaria se polarizou na Europa e se difundiu rapidamente pelo mundo.
Confeitaria é uma arte! Confeitar é um dom de levar emoções raras, de fazer o coração acalmar, de proporcionar sonhos leves e selar o amor. A confeitaria funcional é uma miscelânea de todos esses sentimentos, interligados com o saber da nutrição para um corpo saudável.
O Brasil fatura muito através da Confeitaria
Segundo fonte do Jornal O Estado, o Brasil fatura cerca de 12 bilhões de reais por ano através do mundo da confeitaria. O Brasileiro é considerado um dos povos com o paladar mais dócil do mundo, o que significa que o sabor doce é de fácil agradabilidade.
Dentre todos os sabores, o doce é um dos que mais nos remete a comfort food, aqueles alimentos que quando ingeridos nos
trazem conforto. Como a nossa Nutricionista Larissa comenta, o sabor doce faz parte da infância, trazendo uma forte memória afetiva, lembrando o carinho e colo de mãe.
A era digital nos proporcionou um mundo onde a informação chega extremamente rápida, beneficiando de forma positiva muitas frentes empresariais, uma delas, a confeitaria funcional. As pessoas têm se preocupado mais com a saúde como forma preventiva, buscando o bem-estar. E com esse novo olhar começaram a observar a dificuldade daqueles que possuem alguma restrição alimentar e dos que sofrem com algum tipo de doença crônica.
A cada 5 brasileiros, um consome doces em excesso
Uma pesquisa feita em 2015 aponta que a cada cinco brasileiros, um consome doces em excesso. Os dados são da Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), lançado pelo Ministério da Saúde. O estudo monitora fatores de risco para doenças crônicas, responsáveis por aproximadamente 70% dos óbitos no país.
O estudo sobre a confeitaria funcional sana muitas dúvidas e rompe muitos mitos impostos para uma sociedade que suprimi o açúcar e o chocolate, e o fazem de vilão.
Porém, para se aventurar no ramo da confeitaria funcional é preciso dedicação e muito estudo para chegar a resultados surpreendentes, e que, de fato, as preparações sejam saborosas. Fazer boas escolhas e entender o que é necessário para que um doce seja funcional é primordial. Por esse motivo percebemos que a busca por formação e cursos em Confeitaria Funcional têm crescido consideravelmente.
Cursos presenciais e online
Aqui, na NaturalChef, você pode aprende mais sobre Confeitaria Funcional em dois cursos, um online e outro presencial. O conteúdo deles é bastante similar e você pode optar pela modalidade que mais se encaixa com o seu estilo.
No Curso completo em Confeitaria Saudável Online os alunos têm o conteúdo totalmente disponível a partir do momento da matrícula. Basta realizar a inscrição para começar a aprender todos os segredos dos doces sem glúten, sem açúcar e com ingredientes saudáveis.
Outra opção bastante procurada é o Intensivão Presencial em Confeitaria Funcional, que acontece durante um final de semana aqui na Escola. Neste curso, os alunos têm aulas práticas e teóricas sobre os doces funcionais, colocando a mão na massa para aprender diversas preparações.
Muito mais que receitas repaginadas
Para penetrar no mundo da confeitaria funcional é preciso muito mais do que repaginar receitas clássicas e criar versões sem glúten, sem leite e com redução de açucares. É necessário reproduzir as preparações de forma que fiquem mais saudáveis, ricas em compostos funcionais. Entender as principais diferenças da confeitaria tradicional para a funcional é um fator interessante.
É preciso saber ler a receita, e não digo no sentido literal, mas sim a leitura das entrelinhas. Saber entender cada ingrediente descrito, a reação deles sozinhos ou acompanhados a outro ingrediente, o que pode alterar drasticamente o resultado. Conhecer como cada tipo de farinha se comporta, sendo hidratada ou não. Identificar a função das gorduras e a proporção de cada ingrediente. Perceber sabores, texturas, diferentes pontos de cozimentos e, além de tudo, equilibrar dentro de todos os aspectos o valor nutricional das preparações para que, além de prazer, possamos consumir também saúde e qualidade de vida.
A confeitaria funcional é para o bem-estar físico e mental! Propicia um novo olhar e novas atitudes. É um mundo fascinante onde o amor e a dedicação são fundamentais.
Confeitaria Funcional
Uma doce experiência que vai transformar bolos e sobremesas clássicas em opções mais saudáveis e ricas em compostos funcionais. O tema confeitaria traz resgate, boas lembranças e aconchego. Confeitaria é o dom de levar emoções raras, de fazer o coração acalmar, de proporcionar sonhos leves e selar o amor. E é por isso que amamos esses cursos de Confeitaria Funcional e ele é tão desejado por nossos alunos aqui na escola.
Tudo sem glúten e sem leite
Esse curso completo proporciona ao aluno uma imersão na arte de confeitar, com conteúdos exclusivos, embasamento teórico- científico e muita prática, que dá todo o suporte para transformar receitas da confeitaria clássica em versões saudáveis, sem glúten e sem leite, além de muitas possibilidades de variações.
Toda metodologia dos cursos de Confeitaria foram desenvolvidas pela equipe NaturalChef, pensando na melhor maneira de explicar as substituições de farinhas, formas diferentes de adoçar e deixar as preparações com muito mais saúde e sabor. E, com todos esses conhecimentos compartilhados pelos professores e muita mão na massa para acompanhar e experimentar o resultado, o aluno online e presencial terá um rico material para colocar em prática no dia a dia, em casa ou no seu negócio.